A importância de SEO para seu site

Imagine que você tem um e-commerce de maçãs. Como seus futuros clientes vão encontrar sua lojinha de maçãs, nesta vasta e perigosa internet? Com um bom trabalho em SEO, seus futuros clientes vão pesquisar por “comprar maçãs” no Google e vão logo encontrar seu site em primeiro lugar. Você sabe como é importante ser o primeiro lugar nos resultados de busca? Ou pelo menos estar na primeira página? Muito, muito importante.

Pesquisas revelam que o primeiro site no resultado de busca recebe 42.25% dos cliques, enquanto o segundo recebe 11.94% e o terceiro 8.47%. Da terceira posição para baixo, são apenas 6% dos usuários que vão clicar no seu site. E se seu site está nas próximas páginas, é menos de 1%. Mais visitas, mais chances de venda, correto? Correto!

Mas, peraí. Você conhece SEO? Se você trabalha na web, deveria. SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização de Mecanismos de Pesquisa, são estratégias que designers e publicitários implementam em seus sites para que os mesmos venham a aparecer em melhor posicionamento em páginas de resultado de buscas online, como Google e Bing.

E como eu faço isso? Parece bem simples, mas não é. Você deve mostrar para os sites de pesquisa online que seu site é mais relevante que os outros. O principal objetivo do Google, Bing e Yahoo é trazer o conteúdo mais relevante possível ao usuário, e você quer ser esse conteúdo mais relevante se você quer ser encontrado na web. Eu mesma estou pesquisando e me aprofundando mais nesta área, para poder ajudar os produtos da empresa da qual trabalho, a Jurid Publicações Eletrônicas.

Por se tratar de estratégias muito específicas que se baseiam em regras estabelecidas pelos sistemas de busca, regras estas completamente mutáveis a qualquer momento, que é importante ter um profissional na sua equipe que tenha algum conhecimento na área. Desde que venda online ou apenas alto índice de visitas por dia seja importante para seu site, e eu tenho certeza de que é.

Fiz um curso básico, patrocinado pela Jurid, e hoje ainda pesquiso para melhorar meu conhecimento. Afim de não atrapalhar a evolução de nenhum produto lá, estou fazendo testes no meu próprio site, aprendendo comigo mesma e com meus próprios erros as melhores práticas de SEO. Por isso, vou listar alguma das que achei mais importantes:

1) Instale Google Analytics: Se você não sabe como, converse com algum profissional que saiba. Ter o Google Analytics no seu site ou blog é vital para que você conheça o fluxo de visitas, quantas são, da onde vêm e como chegam até você. Sem isso, você não terá como acompanhar a evolução do seu site de forma alguma.

2) Não burle o sistema: Existem regras e boas práticas que os sites de busca esperam que você siga. A dica mais simples é: não burle o sistema. Não tente achar brechas nas regras, porque numa próxima atualização você pode ser penalizado e seu site cair drasticamente de posição. Essa é a pior coisa que você pode fazer em relação à SEO.

3) Use suas palavras chaves: Você quer ser encontrado quando o usuário pesquisar por “maçã”? Então crie conteúdo com a palavra maçã o máximo possível. Mas crie conteúdo mesmo, não use a palavra desenfreadamente e sem propósito, pois os sites de busca podem considerar seu site um site spammer e penalizá-lo por isso.

4) Evite flash: Conteúdos de imagem e vídeos não são indexados pelos pesquisadores, apenas texto. Ou seja: evite flash, AJAX e frames.

5) Leia, leia e leia: As regrinhas do jogo podem mudar a qualquer momento, e você precisa estar antenado. Também precisa saber montar seu sitemap, linkar seu conteúdo usar redes sociais de forma inteligente.

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