ASMR e porque você deveria dá-los uma chance

ASMR são as iniciais de autonomous sensory meridian response. Em português, resposta meridiana sensorial autônoma. Trata-se da experiência da sensação de algo parecido com ondas de choque na parte de trás da nossa cabeça. Claro, isso não envolve nenhuma real onda de choque perto da sua cabeça. ASMR usa de gatilhos para poder ativar essas áreas do cérebro. Sussurros e sons calmos e repetitivos são alguns dos gatilhos que fazem nosso cérebro passar por uma leve sensação de euforia.

Não existem estudos que comprovem o benefício (ou malefício) de ASMR, mas muitos indicam assistir vídeos de ASMR de forma terapêutica para ajudar pessoas sofrendo de ansiedade, depressão e insonia. A opinião do professor de neurologia na Columbia University Medical Center, Carl W. Bazil, é que ASMR ajuda pacientes a “desligarem seu cérebros”. Médicos como a Dra. Amer Khan preferem que seus pacientes procurem outras formas de conseguir o sono, afim de não criar uma dependência em ASMR para dormir, assim como pessoas com dependência em máquinas de ruído branco. Como não existem estudos, ficamos no escuro em relação ao uso contínuo de ASMR.

Um amigo meu recomendo um vídeo de ASMR que eu achei muito bizarro, mas me intrigou. Como aquele em específico não tinha tido uma boa impressão comigo, pesquisei por outros. O gatilho que eu mais gosto é a alternância entre o som vir de um lado ou outro do microfone, e prefiro vídeos onde as pessoas falam de coisas bobas como o que gostam de ver na TV do que de fato uma coreana lambendo o microfone.

Tendo tudo isso em mente, separei alguns dos mais interessantes (não necessariamente do meu gosto) para cada tipo de gatilho. Os vídeos são em inglês, mas já existem “profissionais” de ASMR no YouTube que falam nosso idioma português

1) Voz suave ou sussurro

2) Sons repetitivos e calmos

3) Assistir alguém praticar tarefa mundana com atenção

4) Receber atenção

5) Sons de ambiente

6) Esse bem bizarro que meu amigo me enviou

E aí, o que achou? Assim como eu, gostou de alguns mas não todos? Gostou de todos? Achou tudo uma bizarrice?

Compartilhe!

Deixe uma resposta