Guia de dicas para jogar Overwatch

Confira nosso guia de dicas para se dar bem em Overwatch

Com mais de 7 milhões de jogadores, o FPS da Blizzard está conquistando cada vez mais usuários com seus eventos e personagens novos. Para comemorar a nova personagem Sombra, a nova área Arcade e o novo mapa Ecopoint: Antarctica Overwatch estará gratuito para PC, PlayStation 4 e Xbox One durante o fim de semana, do dia 18 (hoje) a 21 (segunda-feira) de novembro.

Para poder aproveitar o máximo, separamos algumas dicas de como jogar Overwatch!

Esse post foi originalmente publicado por mim no blog Junta 7, onde eu costumava escrever até pouco tempo. Confere lá o trabalho do pessoal!

Primeiros passos

Overwatch conta com 23 únicos personagens, cada um com uma jogabilidade diferente, exclusiva e independente um do outro. É importante conhecer a mecânica do jogo antes de entrar no modo online. Para isso, caso essa seja sua primeira vez jogando o game, sugerimos seguir o tutorial e treinar alguns heróis contra a inteligência artificial. Dessa forma, você entrará no ritmo do jogo e bos padrões de botões de ações dos personagens.

Uma leitura relacionada, para entender o “geralzão” do jogo, é a crítica que postamos alguns meses atrás sobre Overwatch. Tudo pronto? Então vamos ao guia!

Vamos lá?

Vamos lá?

Classes

Cada time em Overwatch constitui de 6 jogadores. Os personagens de Overwatch são separados em grupos denonimados Classes. Por enquanto, somos apresentados a quatro classes: Ofensivo, Defensivo, Tanque e Suporte. Apesar de semelhanças, personagens dentro dos grupos são completamente diferentes um dos outros. As semelhanças, porém, são as seguintes:

Ofensivo: Personagens ofensivos são os atacantes do seu time. Seus pontos de vida são sacrificados em detrimento de serem personagens super ágeis e capazes de proporcionar grande dano nos inimigos. Jogadores que escolherem personagens ofensivos são responsáveis em “flankear”, que é o ato de se posicionar de maneira mais vantajosa em relação ao inimigo, e ao fazer isso, causar a maior quantidade de dano possível. É necessário lembrar que os personagens ofensivos tem pouca vida e precisam voltar para perto dos tanques e/ou suportes de vez em quando, e é impossível conquistar os objetivos sozinhos. Lembre-se: não existe “eu” em “time”.

Defensivo: Personagens defensivos são o contrário dos personagens ofensivos. Ofensivos são excelentes em conquistar pontos de objetivos, enquanto os personagens defensivos são especialistas em mantê-los. Afinal de contas, não adianta nada conquistar um objetivo e já perdê-lo em alguns segundos. São personagens capazes de instalar armadilhas e de menor mobilidade, e que também exigem jogadores mais experientes e estratégicos. Personagens defensivos não devem tomar a frente em um ataque, e sim assegurar a defesa de seus pontos e suas conquistas. Procure tentar se especializar neles, especialmente Widowmaker e Hanzo, quando já tiver alguma experiência com o jogo. Uma defesa mal montada pode ser o maior ponto fraco do seu time.

Tanque: Tanque são os personagens que devem ficar na linha de frente. Costumam ter muitos pontos de vida, escudos fortes e são capazes de causar grande dano nos inimigos, mas ao contrário dos personagens ofensivos, isso danifica sua mobilidade. Tanques são personagens fortes, mas lentos, e sua responsabilidade é absorver os danos do time inimigo e proteger os personagens de vida mais frágil. É importante que o tanque e o suporte tenham uma sinergia. Tanques recebem muito dano, mas não podem fugir com facilidade por sua baixa mobilidade. Enquanto o suporte não pode ficar sozinho, pois fica difícil se defender sozinho. Um tanque deve defender seu suporte e sua defesa em primeiro lugar.

Suporte: Suportes são personagens vitais e muitas vezes esquecidos por jogadores, já que não é uma classe de visível importância como personagens ofensivos, ou tanques. Suportes são responsáveis por manter a saúde do time em dia. Manter a vida de todos em alta, bem como velocidade e escudos. A principal prioridade do suporte não tem grande relação com ataque ou defesa, e sim seu próprio time. O suporte deve sempre ter seus olhos voltados aos personagens que recebem mais danos (ofensivos) e os personagens que os defenderão (tanques). Seu time pode ter excelentes jogadores, mas se ninguém quiser jogar de suporte, pode considerar seu objetivo perdido.

Personagens

Overwatch têm, até a data de publicação deste post, 23 heróis jogáveis, dentro das 4 categorias explicadas anteriormente. Apesar das semelhanças necessárias para adentrar cada categoria, cada herói tem um estilo de jogo diferente do outro, e um herói bem jogado pode ser a grande diferença entre uma vitória ou derrota em Overwatch.

Caso você já tenha level suficiente para jogar no competitivo, é importante que você saiba jogar bem com pelo menos um personagem de cada categoria. Confira abaixo como eles funcionam, dicas e o que evitar durante uma partida:

Personagens ofensivos de Overwatch

Genji: Genji é um ninja altamente letal de grande mobilidade, a custa de uma vida curta. Então nunca fique parado, o que dificultará muito o time adversário em conseguir atingi-lo. Use e abuse da habilidade de refletir os tiros dos adversários, pois muitos deles acabam morrendo para esse pequeno erro. Bastion, Hanzo, Widowmaker, Ana, Tracer e D.Va são apenas alguns das vítimas desse erro, então nunca pare de usar esta habilidade. Por Genji precisar do elemento da surpresa, sempre use vias alternativas ao do seu time para encontrar o time adversário, assim o surpreendendo e sempre conseguindo levar um ou dos inimigos pra vala. Cuidado com tanques, eles conseguem se defender bem, e qualquer um deles pode te matar com um ataque a curta distância.

McCree: McCree é excelente em longa e curta distância, tendo pouquíssimos personagens que conseguem aproveitar alguma possível fraqueza contra ele. Duas boas estratégias é manter-se atrás de um tanque e atirar no inimigo de longe, ou ir pra cima com o combo bomba flash + tiro na cabeça + rolagem pra lateral, pois tudo pode ser feito com muita rapidez e o inimigo dificilmente terá tempo para reagir. Além disso, McCree consegue recarregar sua arma enquanto rola para o lado, sendo um dos personagens de maior agilidade na hora do combate um a um. Evite ficar em evidência de snipers que ficam muito longe, como Widowmaker e Ana, e não atire em Genji enquanto ele tiver sua espada de reflexão para fora.

Pharah: Pharah tem uma enorme vantagem em relação a qualquer outro personagem: ela voa. Seu voo não é infinito, e é necessário bastante treino pra não acabar caindo em algum lugar errado e acabar morrendo. Mas, com seu voo aliado à sua arma fortíssima, Pharah é uma das personagens mais fortes do jogo. Muitos jogadores acabam esquecendo de olhar para cima, fazendo com que Pharah tenha um campo aberto para matar toda a equipe adversária. Quando estiver voando, aproveite para encontrar a localização de snipers, pois eles podem acabar com sua alegria em um piscar de olhos. Roadhog também, já que pode puxar você para o chão e te matar com apenas um golpe. Então procure acabar com esses personagens antes de voar despretensiosamente pelo céu.

Reaper: As shotguns de Reaper tornam-o um dos personagens mais fatais no combate de perto, um a um. Mas Reaper é praticamente inútil quando está longe. Então tente se aproximar do inimigo na surdina, atirar de perto o máximo possível, e escapar do combate transformando-se em fantasma. Evite fazer ataques audaciosos antes de que sua habilidade de modo fantasma esteja pronta, porque é impossível escapar ileso de um combate com seu teleporte. Evite combate com Pharah enquanto ela estiver no céu, porque sua arma é praticamente inútil contra inimigos a longa distância. O mesmo vale para McCree, caso ele esteja longe, e pior ainda se ele estiver perto, pois seu combo pode ser mais rápido que sua habilidade de escape.

Soldado 76: Soltado 76 é um dos heróis mais independentes do jogo. Tem bons pontos de vida, pode correr muito rápido com sua habilidade de corrida, e caso seu time esteja longe do suporte, você curar determinada área ao redor dele mesmo. Soldado consegue tirar bons danos à distância, sendo um grande problema para Pharah e McCree. Ele é excelente tanto para ataque quanto para defesa, por ser um herói tão independente e versátil. Evite contato direto com tanques e Mei a todo custo, procure combater seus inimigos com uma boa distância de segurança.

Sombra: Sombra foi recentemente adicionado ao time de heróis e são poucos os usuários que já sabem usá-la com perfeição. Tente sempre estar um passo a frente do seu inimigo, usando e abusando do seu translocador e invisibilidade. Jogar com Sombra é jogar como stealth, você nunca deverá estar na linha de frente ou em evidência. Aproveite para incapacitar tanques e suportes e procure hackear os med-kid próximos do seu time, afinal um med-kit hackeado carrega muito mais rápido, ajudando seu time. Sombra não é ágil por si só, tornando sua escapatória difícil, caso esteja lutando diretamente contra uma Symmetra, Mei ou Winston.

Tracer: Tracer tem poucos pontos de vida, apenas 150, mas é de longe a personagem mais móvel de todo o jogo, superando até Pharah, que é capaz de voar. Tracer é excelente para pegar inimigos de surpresa e fugir rapidamente com seu Recall. A melhor função para Tracer é distrair e irritar os inimigos, enquanto seu time faz o trabalho mais pesado. Evite combates um a um a todo custo e mantenha-se sempre em movimento, pois com poucos tiros, qualquer personagem é capaz de matá-la, especialmente Widowmaker ou Mei.

Personagens defensivos de Overwatch

Bastion: Bastion é o melhor personagem para defender objetivos não móveis. Posicione-se em algum lugar que o time adversário não conseguirá te ver antes que você os veja e alie-se com Mercy para ter seu dano ainda maior. Um trio de Mercy com cura e aumentando dano, Reinhardt com seu escudo e Bastion atirando é simplesmente indestrutível. Evite áreas abertas onde snipers como Ana ou Widowmaker, especialistas em dano a distância, possam te ver. Também evite combate um a um com Genji, pois ele é infinitamente mais rápido e pode te atingir com suas próprias balas, usando sua habilidade de refletir.

Hanzo: Hanzo é um dos personagens mais difíceis de se jogar, e eu sugiro só se aventurar com Hanzo quando você já tiver alguma experiência com o game. Ele é mais difícil que Ana ou Widowmaker, exige concentração e paciência. Nunca fique em campos abertos, apenas pelos poucos segundos que for atirar seu arco. Carregue o arco escondido, saia do esconderijo e solte a flecha. Imediatamente depois disso, se esconda novamente. Volte para a área de tiro ao alvo e exercite sua mira, é melhor treinar sua mira lá antes de se aventurar na área online. Evite ao máximo combate um a um, especialmente contra Genjis, pois eles são capazes de usar suas espadas para refletir seus ataques, e você vai acabar se machucando com as próprias flechas, do mesmo jeito que acontece com Bastion.

Junkrat: Junkrat é excelente na sabotagem, e aliado a uma boa Sombra, seu time conseguirá sabotar todo o time adversário. Use e abuse das bombas e armadilhas de urso da mesma forma que você usa e abusa das granadas. Junkrat não exige uma boa mira, e por isso é excelente para iniciantes. Tente sempre estar alguns metros acima do seu inimigo, pois assim as granadas explodirão por toda a volta dele. Caso o contrário, suas bombas não o atingirão e vão acabar machucando você mesmo. Evite a todo custo lutar contra uma Pharah, e caso veja uma, esconda-se embaixo de algo coberto. Junkrat também é muito rápido, sendo excelente contra inimigos lentos, como são os tanques.

Mei: Uma boa Mei é ter praticamente seu jogo ganho. Alie-se a Mei do seu time ou evite andar sozinha como Mei, afinal Mei é muito mais forte em dupla. Enquanto Mei está congelando um personagem, existe a possibilidade do gelo matá-lo ou não, mas tendo alguém por perto para atacá-lo enquanto o inimigo vai ficando mais lento e incapacitado é excelente. Guarde seus muros de gelo para quando heróis como D.Va, Torbjörn ou Roadhog usarem suas habilidades ultimate. E se Mei estiver no time adversário, procure incapacitá-la (Sombra ou McCree) ou pegá-la por trás, porque a pior coisa que você pode fazer é deixar que ela te atinja com sua arma de gelo.

Torbjörn: Procure jogar como Torbjörn depois que você já tiver alguma familiaridade com o mapa, pois é necessário saber muito bem onde você vai posicionar sua torreta. Posicione sua torreta em algum lugar onde ela consiga ver bastante coisa, mas que seja de difícil acesso. Depois de posicioná-la, mantenha a vida de sua torreta sempre alta e procure ficar na defensiva. Procure escolher Torbjörn em mapas de defesa e depois da instalação da torreta, mantenha-se na retaguarda e escondido, pois qualquer sniper pode matá-lo com facilidade. Torbjörn também tem a incrível habilidade de criar escudos com os restos mortais de seus adversários (bizarro), o que é muito bom para sua equipe. Não pense só na sua defesa e tente sempre jogar seus kits perto de seus aliados, para que possam ganhar mais alguns pontos de vida.

Widowmaker: Widowmaker é a melhor sniper para combate. Apesar de ser melhor a longa distância, Widowmaker consegue se proteger com sua metralhadora. Mesmo assim, procure evitar combate um a um de perto. Deixe sempre uma bomba de veneno perto de onde você se esconder. Assim, você saberá se tem alguém por perto, e a probabilidade de conseguir matá-lo com sua metralhadora (caso se aproxime muito de você) aumenta. Como Widowmaker é tão fatal, procure atirar nos heróis que costumam causar mais dor de cabeça ao seu time: Pharah e McCree. Não ouse atirar em um Genji que já detectou sua posição, pois ele irá refletir seu tiro e você vai acabar se matando.

Personagens tanques de Overwatch

D.Va: Em termos de mobilidade, D.Va é um dos melhores tanques. É relativamente fácil fugir de combates com o voo de seu mecha, e caso o mecha morra, D.Va pode ficar na retaguarda até que consiga sua armadura robótica de volta. Excelente em pegar snipers desprevenidos: voe para perto deles e atire bem de perto, pois é assim que D.Va causa mais dano. A melhor forma de usar sua habilidade ultimate é ativando o voo de seu mecha e depois invocando a explosão. Dessa forma, a bomba gigante chega sem avisar e pega seus adversários desprevenidos. Caso contrário, eles têm algum tempo para se esconder até que a bomba exploda. Exite contato próximo com heróis ofensivos, pois eles são muito mais rápidos e podem contornar sua armadura enquanto você tenta atingi-los.

Reinhardt: Reinhardt é praticamente vital para a maioria dos times de qualquer tipo de mapa em Overwatch, mas especialmente nos mapas de Escolta: ataque ou defesa. O escudo de Reinhardt é extremamente forte e difícil de se penetrar, e quando o escudo se quebra, ele pode esmagar os inimigos ao seu redor com grande facilidade. Reinhardt é lento, então use seu escudo para defender a si mesmo e seus suportes, e se alguém do time adversário se aproximar, esmague-o com seu martelo. Fique atento à personagens ágeis e furtivos como Genji, Sombra e Tracer, pois eles podem dar a volta e atirar em você pelas costas e por trás de seu escudo.

Roadhog: Roadhog é o essencial para qualquer time de três contra três. Ele é a versão do Soldado: 76 para os tanques, por ser extremamente versátil e independente. Roadhog consegue tirar qualquer Pharah do céu e Sniper de seu esconderijo com sua corrente. Ele também pode puxar inimigos para dentro de buracos e matá-los assim também. Use e abuse do fator de auto-cura de Roadhog, habilidade onde ele bebe um líquido e se cura sozinho. Evite combate de perto contra D.Vas ou Reapers.

Winston: Winston tem ótima mobilidade e é excelente em combate de perto, quase que atordoando jogadores inimigos que sofrem em entender o que está acontecendo durante um combate de perto contra Winston, especialmente se ele estiver usando sua habilidade ultimate. Assim como Junkrat, Winston tem jogabilidade bastante simples e é indicado à jogadores iniciantes ao jogo. Não tente engajar um um contra um contra Bastion, pois ele acabará com seus pontos de vida muito mais rápido do que você. Reaper também não sofrerá grandes problemas, então evite-o.

Zarya: Zarya é capaz de criar um escudo muito forte, e também de escolher um aliado para também usar seu escudo por alguns segundos, se tornando uma das tanques mais efetivas do jogo. Com o escudo pronto, use a oportunidade para se aproximar de heróis frágeis e matá-los rapidamente, como suportes, defensivos e ofensivos. Tente matar Pharah enquanto ela está no chão, e se esconder em algum lugar coberto enquanto ela estiver voando, pois no segundo que seu escudo cair ela pode te matar com seus ataques diretos.

Personagens de suporte de Overwatch

Ana: Ana é uma excelente suporte, se for usada da maneira certa. Não a use como uma segunda Widowmaker e concentre-se em curar seu time. Ana, diferentemente de Widowmaker, não mata instantaneamente quem ela atira na cabeça (famoso “headshot”), mas pode envenenar o inimigo da mesma forma que cura seus aliados: atirando neles. Procure ficar na retaguarda e atirar naqueles que estão dificultando a vida dos seus aliados, auxiliando para que eles possam matar seus inimigos. Evite combate um a um com personagens que podem bloquear seus dardos com soníferos, como Genji e D.Va, e você terá bastante sucesso nas suas partidas.

Lúcio: Lúcio é um dos personagens favoritos dos jogadores profissionais, e está presente em quase todas as equipes. Ele é um pouco difícil de controlar no começo, já que sua locomoção é muito rápida. Use e abuse de como ele desliza pelas paredes, mas treine bastante antes de se arriscar em paredes sem chão, que podem causar sua morte. Lúcio pode usar sua arma para empurrar seus inimigos para longe, o que é muito legal de se fazer na maioria dos mapas de controle, já que é possível empurrar personagens abismo abaixo. Ele também aumenta a velocidade dos aliados que estão a seu alcance visual, o que facilita muito um ataque rápido. Lúcio é frágil contra ataques aéreos de Pharah, e tente ao máximo evitar contato com Mei, pois Lúcio não possui muitos pontos de vida e Mei pode comprometer gravemente sua velocidade.

Mercy: A atenção de Mercy precisa estar sempre voltada ao seu time, mais do que qualquer outro herói. Os outros heróis de suporte tem funções primarias diversificadas e de ataque, mas a função primária de Mercy é curar e aumentar o dano de seus aliados. A arma de ataque de Mercy é fraca e lenta, e deve ser apenas usado em caso de extrema necessidade, como legítima defesa. Evite ao máximo deixar sua Mercy sozinha, pois é quando você estará mais vulnerável. Quando seu time estiver agrupado, evite ficar muito perto. Pois, caso aconteça alguma coisa e o time adversário consiga matar o time todo de uma vez, Mercy será capaz de ressuscitar todo seu time. Quando lutando contra alguém que tem uma Mercy por perto o auxiliando, sempre mate a Mercy primeiro. Se insistir em tentar atacar quem a Mercy está curando, você irá com certeza perder o duelo.

Symmetra: A Blizzard confirmou alguns meses atrás que está trabalhando em reconstruir a jogabilidade de Symmetra, já que sua jogabilidade é extremamente simples e já foi “manjada” por todos os jogadores. Então talvez em dezembro seja necessário reformular essa parte do post. Enfim, tente instalar os lasers em lugares difíceis de se enxergar, como gramado ou plantas, assim o inimigo não tem muita certeza da localização. Incorpore a “Symmetra Maratonista” e corra atrás dos inimigos com sua arma laser: ela causa bastante dano, mas você precisa correr ao mesmo tempo. A arma de longa distância é lenta e dificilmente você vai acertar alguma coisa com ela, então deixe isso quieto. Use Symmetra apenas em mapas de defesa, e limite-se a ficar escondida, para que possa pegar os inimigos de surpresa com sua arma. Não se exponha muito e use e abuse do teleporte, mas atenção em colocar o teleporte muito perto dos objetivos: seus inimigos podem vê-lo e destruí-lo.

Zenyatta: Zenyatta tem a capacidade de mandar dois tipos de orbs: positivos para aliados e negativos para inimigos. Positivos fazem com que seus aliados sejam curados enquanto o orb continuar com eles, e os negativos fazem com que os inimigos se tornem mais frágeis, deixando o ataque de seu time muito mais efetivo. Sua sinergia com sua equipe é importantíssima, para que ataquem quem você enviar o orb negativo. Não enfrente nenhum personagem ofensivo, defensivo ou tanque sozinho, pois sua locomoção é lenta e possui poucos pontos de vida. Já contra outros suportes, você não terá problemas no um a um.

Objetivos

Existem cinco tipos de objetivos diferentes em Overwatch. Escorte, Ataque, Híbrido, Controle e Mata-Mata. Escorte são os mapas onde um time é responsável em levar o objetivo do ponto A ao ponto B do mapa, enquanto o time adversário deve impedir que isso seja feito, dentro de um espaço de tempo. Ataque é quando uma equipe trabalha como defesa de uma região, enquanto a outra equipe deve invadi-la.

Híbridos são mapas que tem as funcionalidades de um mapa de Escorte e Ataque. Um time é responsável pela devesa de um ponto, enquanto o outro deve atacá-lo. Caso o segundo time consiga atacá-lo, ele é responsável pelo escorte do objetivo do ponto A ao ponto B, enquanto o primeiro time deve evitar que isso aconteça. Mapas de controle são semelhantes ao Ataque, mas nenhum time já está incumbido de protegê-lo desde o princípio. As duas equipes devem tomar controle do ponto e evitar que o outro time roube o ponto. Quando uma equipe atinge 100%, a outra perde.

E por último, Mata-Mata. Não sabemos se este é o nome oficial, mas este é o novo objetivo introduzido pela Blizzard ao ingressar a área Arcade em Overwatch. No Mata-Mata, existem dois modos de jogar. Um contra um, ou três contra três. Uma equipe deve eliminar a outra, e a que for melhor de 3 ganha.

Agora, as dicas são as seguintes:

Escorte: Diferentemente dos outros mapas, mapas de escorte (ou híbridos) são voláteis porque o objetivo está sempre mudando de lugar. Isso dificulta o trabalho de personagens de defesa, tanto de no ataque quanto defesa. Na defesa, invista em personagens de suporte e tanques, para que sempre tenha alguém perto da carga, e ofensivos que possam derrubar o time adversário que ousar se aproximar. É importante manter-se perto da carga, mas nunca muito próximos um dos outros (exceção: Reinhardt ou Mei fazem parte do seu time), pois uma habilidade Ultimate do time adversário pode matar toda a equipe de uma vez só. Para o ataque, monte um time ofensivo, mas com defesa também. A carga move o caminho contrário quando o time de defesa tem o controle dela, mas de forma muito mais devagar, o que exige uma boa defesa. Tanques são essenciais nessa parte.

Ataque: Na defesa, é interessante ter personagens capazes de instalar armadilhas como Junkrat e Symmetra. Mais do que o time de ataque, é vital que você evite a morte o máximo possível, o que exige a presença de um tanque e um suporte. Já o ataque precisa se concentrar mais em causar dano e matar, exigindo personagens ofensivos e, também, tanques.

Híbrido: Leia as duas dicas acima. Lembre-se, você sempre pode mudar de herói caso a cena mude. Seu objetivo está precisando de alguém ofensivo? Jogue ofensivo. Agora que você já tomou a carga, mas seu time precisa muito de um tanque, não hesite em mudar!

Controle: A presença de um Lúcio é vital para este objetivo. Além de curar os personagens que estiverem em sua redondeza, Lúcio é extremamente ágil e capaz de escorregar pelas paredes, dificultando que o time adversário consiga matá-lo. É de vital importância ter sempre alguém do seu time dentro da área de controle. Se o time adversário estiver com os 6 jogadores na área, mas não conseguirem matar seu Lúcio ou Reinhardt, é impossível que tomem seu ponto de controle. Além do mais, isso dá tempo ao resto do time que está longe do ponto de controle, para que consigam correr e evitar a derrota.

Mata-mata: No 1v1, não há muito o que seja dito. Confira as dicas de cada personagem para saber como lidar com cada situação, afinal, você não escolhe com qual personagem irá jogar, e você terá de jogar contra um personagem idêntico. Agora, para 3v3, a dica é: Roadhog, Sombra, Soldado: 76, Zenyatta e Ana. Ter Roadhog no seu time é vital, já que é um dos personagens mais duráveis do jogo, com defesa alta e capacidade de se curar. Duelo um a um com ele é praticamente impossível pelo seu fator de cura. Sombra hackeia habilidades especiais que usualmente são responsáveis por cura e proteção, dando espaço a Roadhog e Soldado: 76 (que tem grande capacidade de causar dano) uma enorme janela de oportunidade. Ana é o melhor suporte para o combate, já que causa dano como também pode curar na mesma proporção, mas quem tem dificuldades com a sniper pode optar por Zenyatta, que é capaz de tornar seus inimigos mais frágeis.

Outras dicas

  • Comunicação vale ouro. Não hesite em ligar seu microfone ou mandar mensagem para seus aliados.
  • Escolha o que seu time precisa. Tudo bem você gostar de jogar de Hanzo, mas se seu time precisa de um suporte, jogue de suporte. Você pode até não saber jogar, mas uma hora vai aprender, e seu time vai agradecer.
  • Você pode sempre trocar de personagem. Se a sinergia entre os seus colegas não está funcionando por conta do seu personagem, ou ele não se encaixa com a missão, não hesite em escolher outro!
  • Mate o suporte primeiro. Não adianta duelar contra alguém se ele está sendo curado por um suporte, e o suporte sempre irá curar seus próprios aliados. Então sempre mire neles primeiros, pois são os que mais podem te atrapalhar de maneira passiva.
  • Aproveite a verticalidade dos mapas. Pharah tem vantagem por voar, mas você também pode ter vantagem por estar no telhado ou no segundo andar de um prédio.
  • Preste atenção nos audios. Os heróis sempre avisam quando alguém usará sua habilidade ultimate, e assim você pode reagir da melhor maneira possível: se esconder, atacar, defender seu suporte, etc.
  • Atire sem parar, pois não existe um limite de balas e você não precisa se preocupar em procurar por mais balas pelo mapa.
  • Tente fugir do ultimate de Junkrat, mas tente ajudar sua equipe destruindo o pneu gigante. Se você atirar nele antes dele explodir, ele falha e não mata ninguém!
  • Mate a Pharah. Muitos jogadores de Overwatch esquecem de olhar pra cima, o que facilita muito o ataque de Pharah.
  • Pegue Bastion por trás de uma longa distância, assim ele demorará pra contra-atacar e possivelmente morrerá.
  • Não existe “eu” em time. Tente sempre reagrupar e tentar novamente, lembre-se que não será só você que conseguirá fazer o trabalho todo sozinho. Você precisa de ajuda dos outros cinco.
  • Divirta-se!

Deixe uma resposta