Eu cansei de filmes de heróis

Isso mesmo que você leu no título. Eu estou cansada de filmes de heróis. Exausta. Farta. Não aguento mais. Pelo menos os que estão em cartaz agora, os que acabaram de sair e os que ainda sairão este ano. Claro que eu vou assisti-los. Claro que eu vou provavelmente me divertir assistindo. Mas eu simplesmente não aguento mais.

Eu não aguento mais pagar uma fortuna em filme 3D (que apesar de eu odiar, é a única forma de ver filme legendado nessa cidade), comida cara e ligar com imensas filas pra ver o mesmo filme quatro vezes por ano. O mesmo filme.

Eu fiquei muito irritada assistindo Batman vs Superman quando logo na primeira cena eles me introduzem a infância do Bruce. “Mas Carol, nem todo mundo conhece a infância do Batman.” Conhecem sim. Veja bem, existem pelo menos 8 filmes do Batman. Além de filmes, videogames, quadrinhos e desenhos animados, a origem de heróis icônicos como Batman e Superman fazem parte da nossa cultura, até pra quem nunca leu ou viu. Da mesma forma que muita gente da nossa geração não assistiu Star Wars, mas sabe que Darth Vader é pai do Luke Skywalker.

Já foram publicados 5 blockbusters do Homem-Aranha com dois atores diferentes e os dois contando a história de origem do Aranha. Pelo menos nos últimos dois fizeram o favor de trocar a Mary Jane pela Gwen Stacy e fazer o Peter Parker um personagem mais sarcástico e engraçado, pra você ter a ilusão de estar vendo alguma coisa nova. Teremos um terceiro Homem-Aranha no cinema e será um terceiro Peter Parker. Poderíamos ter finalmente o Miles Morales, um personagem que apesar de ser o Aranha quase ninguém conhece. Mas não. Vamos de Peter Parker. Vamos com o mesmo.

“Vamos com o mesmo.” Parece que é o que toda grande produtora faz. Descobriram, graças ao Robert Downey Jr. que fazer filme de herói faz dinheiro. Dinheiro não, fortuna. Então decidiram fazer filme de herói, faz sentido. Mas todo filme é exatamente a mesma coisa. Histórias de origem chatas que nós conhecemos ou aquele básico herói tem que ir salvar a garota.

É por isso que é importante fazer filme do Miles Morales, fazer filme da Viúva Negra ou fazer filme da Mulher Maravilha. Um filme da Mulher Maravilha traria um ar feminino, Miles daria o ar novo que tanto tentaram com o Amazing Spiderman e a Viúva Negra poderia ter tido um filme completamente diferente, uma pegada mais de investigação, ou de política.

Mas não, vamos lançar Batman vs Superman no mesmo ano que vamos lançar Guerra Civil. Guardiões da Galáxia foi legal e inovaram, por isso vão fazer a continuação e por isso que vai sair Esquadrão Suicida. Ou seja, a DC está um passo atrás. Quando inovam um pouquinho que seja, já dá até medo porque você sabe que vai sair uma enxurrada de filme igual depois. A franquia X-Men tem 16 anos e ainda me colocam heróis sem graça como aquele rapaz que “vê longe”. Eu não sei como tiveram a audácia de fazer um filme do Quarteto Fantástico de novo. Devolvam os direitos pra Marvel, pelo amor de Deus. É melhor do que passar vergonha.

A Jornada do Herói cansa. O adolescente descobrindo seus poderes cansa. A namoradinha sequestrada cansa. O humor aqui e alí cansa. Usar a mesma fórmula nos últimos 15 anos cansa.

Por favor, estúdios. Melhorem.

Deixe uma resposta