Não use o site Freelancer.com

Depois do que passei com o site Freelancer.com decidi postar um texto no meu blog, avisando designers brasileiros dos ricos que podemos passar em sites de freelance. Encontrei diversos textos em blogs e fóruns sobre o assunto, mas todos se encontravam em inglês. E é por isso que decidi abrir um espaço no meu blog pra contar pra vocês sobre a péssima experiência que tive com esse site.

Em maio deste ano eu decidi criar diversas contas em sites de freelance para tentar levantar um pouco de dinheiro. Um dos websites foi, infelizmente, Freelancer.com. O site é em inglês, amigável, e havia aparecido logo na primeira página de pesquisa do Google quando pesquisei pelo assunto. Que isso sirva de lição que um bom trabalho de SEO e uma vasta comunidade não é indicativo de honestidade.

Já que eu imaginava usar a conta para alguns trabalhos, resolvi conectá-la ao meu PayPal. Esse foi o meu maior erro. Como acabei me ocupando com freelas nacionais, cursos de ilustração e entrevistas de emprego, acabei me esquecendo da minha conta no site e nunca a utilizei depois do dia do meu cadastro. Por receber insistentemente e-mails de propaganda apenas, decidi encerrar minha conta no site.

Antes de fazer uma compra no meu cartão de crédito, resolvi verificar como estava meu saldo. Já fazia mais de meses que eu não fazia compra nenhuma com meu cartão de crédito, mas verificar essas coisas regularmente é um dos melhores conselhos que posso passar pra frente.

lorraine
Print-screen tirada em 03/07/2016

Ao verificar meu cartão, descobri que o Freelancer.com havia me cobrado (via PayPal, que tem acesso ao meu cartão) dois meses de mensalidade que eles nunca falaram em lugar nenhum do site deles que eles cobrariam. Entrei em contato com a equipe, e recebi essa resposta:

Olá, Carol

Obrigado por entrar em contato com o suporte do Freelancer.com.

Nossos relatórios mostram que as únicas taxas cobradas na sua conta Freelancer.com foram duas (2) mensalidades 9,95 dólares canadenses nos meses de Maio e Junho. Contas inativas caso você não consiga entrar na sua conta em até seis (6) meses.

Se você precisar de mais ajuda, por favor acesse nossa Central de Suporte.

Além de o site deles dizer que não existe taxa de mensalidade, eu mandei um e-mail de outra conta de e-mail minha, perguntando ao suporte se existe alguma taxa de mensalidade. A resposta foi:

barry
Print-screen tirada em 03/07/2016

Olá Ana,

Obrigado por entrar em contato com o suporte do Freelancer.com.

Freelancer.com é gratuito para cadastros, criação de perfis, seleção de habilidades de projetos que você se interesse, upload de portfolio, receber notificações, discutir detalhes de projetos com empregadores, ofertar por projetos (membros de contas gratuitas recebem 8 ofertas por mês) e entrar em concursos.

Porém, contas em que o usuário não entrou em pelo menos 6 meses terão de pagar uma taxa de manutenção de 10 dólares americanos por mês até que ou a conta seja deletada ou reativivada para armazenamento, largura de banda, suporte e gerenciamento de custos do fornecimento de hospedagem do perfil do usuário, armazenamento de carteira, listagem em diretórios, prestação do serviço HireMe, armazenamento de arquivos e armazenamento de mensagens. Essas taxas serão reembolsadas ao usuário caso solicitado na reativação de sua conta.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.

Você vê alguma coisa sobre taxa de mensalidade em algum lugar? Eu também não. Aonde chega mais perto é no documento de Termos de Condições do site:

feesand
Print-screen tirada em 03/07/2016

Nós cobramos taxas para certos serviços, como taxas de introdução para Projetos, upgrades de listagem e mensalidade aos membros. Quando você usa um serviço que tem uma taxa, você tem a oportunidade de revisar e aceitar as taxas que serão cobradas de você, baseados no documento de Taxas e Encargos, que nós poderemos mudar de tempo em tempo e avisaremos você ao colocarmos no nosso site. Nós podemos escolher por mudar temporariamente nossas taxas pelos nossos serviços para eventos promocionais (por exemplo, desconto em mensalidades) ou novos serviços, e essas mudanças entram em vigência quando postamos o evento promocional temporário ou novo serviço no nosso site.

A não ser que seja avisado antes, todas as taxas são cobradas em dólares americanos.

Aliás, vemos aqui outro problema. Fui cobrada em dólar canadense, e não americano. Ou seja, além de me cobrar uma taxa indevida, me cobraram em moeda errada. Enfim… Verificando o documento de Taxas e Encargos, voltamos ao impasse de que o “Freelancer.com é gratuito para cadastros, criação de perfis, seleção de habilidades de projetos que você se interesse, upload de portfolio, receber notificações, discutir detalhes de projetos com empregadores, ofertar por projetos (membros de contas gratuitas recebem 8 ofertas por mês) e entrar em concursos” como você pode ver abaixo:

forfreelancers
Print-screen tirada em 03/07/2016

Então sim, o site Freelancer.com é um site com mensalidade e que tenta te enganar dizendo que é gratuito ou que você pode pedir seu dinheiro de volta. Nos emails, estou sendo tratada com desdém. Ainda bem que posso pedir por reembolso pelo PayPal, onde já abri uma disputa para conseguir meu dinheiro de volta que foi roubado nos meses de Maio e Junho.

Por enquanto estou nesse impasse, sem meu dinheiro e muito irritada. Atualizarei este post quando ou o Freelancer.com ou o PayPal me atualizarem, mas por enquanto eu só insisto que você nunca crie uma conta nesse site. Se esse post não foi suficiente, procure no google por “Freelancer.com scam” e descobrirá casos tão ruins ou até piores do que o meu!

Na próxima página você pode ver o segundo e último capítulo da minha história de terror com o Freelancer.com:

1 Comentário

  1. Realmente depois de habituar com os videos em uma velocidade maior, os normais ficam muito monotonos. Cara, nao conheco ja me perguntaram aqui algumas vezes, e ha algumas solucoes meio mais ou menos infelizmente, o ideal seria os sites atualizarem a tecnologia para HTML5!

Deixe uma resposta