Viagem

Minha Viagem ao Sul

De janeiro a outubro de 2018, eu morei em Santa Catarina, especificamente na cidade de Itajaí. Mudei de estado para trabalhar como UX designer, e apesar da experiência ter me mostrado que esta não é a carreira que quero seguir para o resto da minha vida, não me arrependo de nada.

Florianópolis

Florianópolis foi uma das cidades que mais gostei de visitar, mas infelizmente foi a que fui com menos frequência. O lugar que mais gostei, de longe, foi o Mercado Municipal da cidade, e gostaria de visitar novamente. Frutos do mar num preço super em conta, arquitetura linda e ar fresco. Realmente uma cidade legal.

Pensei em morar em Florianópolis enquanto estava vivendo em Santa Catarina, e no final das contas, foi essa mesma ideia que acabou me levando de volta para meu estado de origem. Se for pra viver numa cidade grande, potencialmente mais perigosa, é melhor ir pra São Paulo, capital, polo de tecnologia no país.

Balneário Camboriú

Por Itajaí ser uma cidade muito pequena, era em Balneário Camboriú em que fazíamos a maioria dos nossos passeios. Cinema, compras, comida e afins eram todos feitos na cidade que é, literalmente, colada em Itajaí. As vezes era difícil saber exatamente qual cidade eu estava, de tão perto uma era da outra.

Itajaí

Finalmente, em Itajaí, foi onde morei os 8 meses em que estive em Santa Catarina. A cidade portuária não oferece muita carreira para empregos fora da importação e exportação de bens e peixes, mas a cidade em si era muito boa de se morar. Pequena, porém segura, bem cuidada, com uma cultura muito rica.

Santa Catarina continuará sendo um estado rico em cultura e belezas naturais e continuarei recomendando a meus amigos que visitem. Mas não voltaria a morar lá, por enquanto não enquanto sou jovem e quero trabalhar o máximo possível.

O estado é belo e oferece uma qualidade de vida ímpar, mas as oportunidades de trabalho em tecnologia são escassas. Minha recomendação seria, se quiser muito ficar em Santa Catarina, focar em Florianópolis, caso sua área de atuação seja parecida com a minha (desenvolvimento web e design).

Mas, como disse anteriormente no texto, Florianópolis não oferece a mesma qualidade de vida em termos de segurança pública como as outras cidades do estado. Por isso, se for pra optar cidade grande vs cidade grande, minha sugestão seria São Paulo. São Paulo é um polo de tecnologia, não falta emprego em nenhuma área e tem uma infinidade de coisas pra se fazer.

Compartilhe!

Moro em São Paulo, tenho 26 anos e trabalho com design e desenvolvimento web desde 2012. Sou apaixonada por games e literatura, mas as duas coisas que eu mais amo no mundo são cachorrinhos e qualquer coisa cor-de-rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *