Cinema,  Design

O que é a direção de fotografia de um filme?

Na noite de ontem aconteceu um dos maiores eventos de cinema do mundo. Ou talvez o maior evento de cinema do mundo, a entrega do Oscar (ou, oficialmente chamado de Prêmios da Academia). Alguns assistem por causa dos vestidos das atrizes, outros pra verem por alguns segundos seus artistas favoritos, prestigiar seu próprio país ou simplesmente se considera “cinéfolo” (termo exaustivamente usado por alguns conhecidos no facebook) e quer saber se a academia concorda com suas opiniões sobre quem se destacou em 2014.

Mas a questão é: muitas pessoas que assistem a entrega dos prêmios da academia não conhecem alguma das categorias mais técnicas. Uma delas, que considero uma das mais importantes para uma boa ambientação e imersão de um filme, é o prêmio de Melhor Fotografia, ou, do inglês, Best Cinematography. O diretor de fotografia do filme é responsável pelo clima que o filme passa, como por exemplo quando uma cena te dá a impressão de ser obscura e misteriosa. Quando o filme acaba, você tem a sensação de ter acabado de acordar de um sonho (ou pesadelo), em detrimento do quão imerso na história do filme a fotografia te deixou.

Como os elementos são distribuídos em tela, afim de dar profundidade. A iluminação, afim de dar destaque a algo, ou mostrar apenas a silhueta misteriosa de alguém. Os tons frios e azulados, que dão a impressão de que o cenário exibido deve exprimir impessoalidade e distância. A claridade ofuscante depois de uma longa cena no escuro, para demonstrar a diferença entre dois núcleos diferentes da película. Muitas vezes, além da sensação de imersão, temos a real sensação de que estamos vendo uma obra de arte.

Muitas vezes, o que mais marca a gente em um filme é a direção de fotografia: e nós nem mesmo entendemos que ela é a responsável pelo filme ter se tornado inesquecível.

Compartilhe!

Moro em São Paulo, tenho 26 anos e trabalho com design e desenvolvimento web desde 2012. Sou apaixonada por games e literatura, mas as duas coisas que eu mais amo no mundo são cachorrinhos e qualquer coisa cor-de-rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *