Viagem

O que vou visitar em São Paulo

Pretendo me mudar para a cidade de São Paulo em breve, esse ano ainda. Pela ansiedade que estou, resolvi fazer uma lista de alguns lugares que pretendo visitar quando estiver lá. Espero que essa lista cresça muito ainda, porque conversando com pessoas que ainda vou conhecer, espero adicionar novos itens à essa lista!

Vamos lá?

Museu de Arte de São Paulo

Image result for masp

O Museu de Arte de São Paulo, ou MASP, é uma das primeiras coisas que penso quando penso na cidade. Quando se é do interior, são poucas as oportunidades que temos de nos expôr a arte. Me sinto crua por conta disso. O MASP foi fundado em 1968 na Avenida Paulista e foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Além da coleção fixa, com peças como Princesa Marie Adélaïde da França – O ar, 1751, o museu também conta com exposições sazonais.

Mercadão

Image result for mercadão sp

É possível dizer que já visitou São Paulo sem nunca ter passado pelo Mercadão Municipal? Tenho a impressão que o sanduíche gigante de mortadela é um ritual de passagem para qualquer pessoa que queira morar na cidade, e pretendo passar por ele.

Mas, além do sanduíche, o Mercadão movimenta cerca de 350 toneladas de alimentos diariamente em seus mais de 290 boxes (segundo o Wikipedia), e como uma boa aspirante de turista gastronômica, não posso deixar isso de lado.

Centro Cultural Banco do Brasil

Image result for Centro Cultural Banco do Brasil

O Centro Cultural Banco do Brasil foi construído com a intenção de levar cultura ao povo brasileiro, tendo sido instalado em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O espaço paulista conta com auditório, cinema, galerias e teatro. Todo o conteúdo que acho online sobre o prédio é relevante à parte física dele, e não ao que se expõe lá. Mas fiquei curiosa.

Fundação Ema Klabin

Image result for Fundação Ema Klabin

A Fundação Cultural Ema Gordon Klabin tem como objetivo reunir todo o acervo artístico, histórico e científico reunidos ao longo de 70 pela empresária homenageada com o nome da fundação. A casa está aberta para visitação e não visa nenhum fim lucrativo. A fundação possui mais de 1500 peças de arte européia, brasileira, asiática, africana, antiguidade clássica e do período pré-colombiano. São 3500 anos de história que a senhora Klabin conseguiu salvar!

Festival da Cerejeira

Image result for Festival da Cerejeira

Não tem muito do que se falar sobre o Festival da Cerejeira em São Paulo além de ser um pedacinho do Japão que conseguirei visitar mais cedo do que, de fato, o Japão. Já está na edição pra lá de 40, acontece em Itaquera

SESC Belenzinho

Image result for sesc belenzinho

O SESC Belenzinho oferece nada mais e nada menos que 113 atividades nos ramos de teatro, música, circo, dança, tecnologias e artes, artes visuais, literatura, cinema e vídeo, esporte, meio ambiente, alimentação, saúde, ações para a cidadania, artes manuais e gestão cultural.

E, além desse cinema animal na foto acima, eu vi que tem piscina.

Ibirapuera

Image result for ibirapuera

O Ibirapuera é mais ritual de iniciação do que o próprio Mercadão. O parque é simplesmente gigante, fica em Moema e me anima demais imaginar levar a Polly (minha cachorrinha) pra correr em uma área livre de 158 ha.

Paulista aos domingos

Image result for paulista aos domingos

Em 2016, a prefeitura de São Paulo, na época com Haddad como prefeito, oficializou o fechamento da Avenida Paulista aos domingos e feriados. Fechada no sentido de que pode-se caminhar, levar o cachorrinho, passear com a família, andar de bicicleta, comprar artesanato e não pode entrar de carro.

A Avenida Paulista é o coração de São Paulo, e vê-lo tão imerso no lazer da comunidade paulista aquece muito meu coração. Quero muito poder participar.

Existem mais lugares que gostaria de visitar, como a Pinacoteca, Museu da Imigração, Beco do Batman e Japan House. Mas esses são os primeiros, e espero visitá-los logo. Acredito que terei tempo mais que suficiente, e estou muito animada!

Compartilhe!

Moro em São Paulo, tenho 25 anos e trabalho com design e desenvolvimento web desde 2012. Sou apaixonada por games e literatura, mas as duas coisas que eu mais amo no mundo são cachorrinhos e qualquer coisa cor-de-rosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *