Designer precisa saber desenhar?

Designer… Desenho… andam de mãos dadas, não?

Lembro muito bem quando entrei na faculdade. Nos primeiros semestres de cursos como Design, Design de Moda e Arquitetura, muitos alunos ainda não estão certos de que escolheram a carreira certa. Nisso, surgem muitas perguntas sobre o que seria um designer, e se a pessoa perguntando tem as características ideias. A pergunta que eu mais lembro ouvir era: designer precisa saber desenhar?

Sim e não. A resposta é um pouco mais complexa que um simples “sim” ou “não” simplesmente porque precisamos analisar o que você entende como “saber desenhar”. Vamos olhar o dicionário?

desenhar (verbo)
transitivo direto e intransitivo
representar ou sugerir por meio de desenho.
“d. uma flor, uma pessoa”

Perceba que a importância da definição. Representar ou sugerir. Não “imitar” ou “copiar”. Um designer precisa saber expressar suas ideias na fala e no papel. Nem sempre uma boa descrição do seu plano será suficiente pra uma pessoa entender o que você quis dizer. O “quer que eu desenhe” é vital para a carreira de um designer. Então a questão deve ser alterada. Um designer não precisa saber desenhar. Um designer precisa saber se expressar em forma de desenho.

Um bom exemplo são storyboards. Storyboards são ilustrações quadro-a-quadro de como uma cena deve ser. Eles devem representar o sentimento da cena, a distribuição de elementos. Não precisam ser, necessariamente, detalhado ou foto-realista. É nesse sentido que um designer deve saber desenhar. Um designer precisa saber expressar o sentimento, a ideia, a distribuição de elementos.

O que você acha? Concorda comigo. Vamos discutir sobre!

Compartilhe!

Deixe uma resposta